gastronomia Na cozinha do Reino

Na cozinha do Reino: Introdução

21:56Natali Moura


E aí, tudo bem? Puxa uma cadeira aí que hoje a conversa é bem interessante haha. Muitas de vocês ainda não sabem, mas estou cursando o 3º Período de Gastronomia; na verdade, desde que entrei pra faculdade pensava em postar dicas nutricionais, cuidados que devemos ter na cozinha, algumas receitinhas legais e outras coisinhas que tenho aprendido e que valem a pena ser compartilhadas. Antes, era só um projeto futuro para o blog, agora é pra valer mesmo! 

Oi Zente! Sou o Mestre Cuca. Apaleci aqui no post só pla ver vocês. E aí? "Vamo" cozinhar? haha 

Voltando ao assuntoo...  O post de hoje é uma introdução do assunto para esclarecer algumas dúvidas que muitas de vocês possam ter (e que eu também tive no inicio! :D). 

Gastronomia x Culinária: Antes, eu tinha uma visão muito superficial do que era de fato "Gastronomia". Para mim, gastronomia e culinária eram a mesma coisa, acreditava que eram apenas receitas (sejam nacionais ou internacionais),  o COZINHAR, propriamente dito.  Mas este mundo é mais vasto do que eu podia imaginar. Culinária é a arte de cozinhar, são as preparações em si, receitas tradicionais de um povo, passadas de geração para geração. Gastronomia é tudo o que engloba "o homem em relação ao alimento", é o conhecimento, o estudo sistemático das técnicas de preparo com o objetivo de proporcionar ao comensal (aquele que come) uma refeição saborosa, saudável e de boa aparência. Podemos dizer que, culinária é uma partícula da gastronomia.


Áreas de atuação: Ao contrário do que muita gente pensa, o profissional de gastronomia (ou Gastrólogo) não se limita somente a preparar refeições numa cozinha. Ele pode preparar cardápios para restaurantes, hotéis, bufês, companhias aéreas e até hospitais. Supervisionar funcionamento da cozinha, treinar os funcionários, organizar a tabela de preços, negociar com fornecedores e desenvolver estratégias de marketing. Também pode ser consultor e prestar assessoria a estabelecimentos de refeições ou gestores de negócios. Alguns profissionais acabam se especializando numa área ou culinária específica: panificação, confeitaria,  cozinha japonesa, francesa, regional, italiana, etc.

Sem mais delongas, teorias e palavras complicadas... Pretendo postar aqui (nos finais de semana) algumas receitas que aprendi em sala de aula, outras que eu encontrar na internet e achar interessante, bem como, dicas nutricionais e cuidados na cozinha. Aguardem os próximos capítulos dessa história tãaao deliciosa e eletrizante!  :D

You Might Also Like

2 comentários

  1. Amei o seu blog...
    Também sou apaixonada por gastronomia.
    Parabéns!
    Deus te abençoe...
    Beijos

    Cantini (Blog da Cantini)

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor este post sobre a Gastronomia.
    Estou seguindo aqui e aguardando ansiosamente as receitas rs

    Bjs

    http://www.ideiasnaestante.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido e depois aprovado.

Popular Posts

Curta a fanpage!

Formulário de contato