amor Jamille D

Com quem eu devo me casar? (Parte 3)

19:46Jamille Dória



Atração física apenas não basta.

Um jovem forte, bonito, poderoso em força, escolhido por Deus para exercer uma missão, gloriosa e espetacular, levantou-se em Israel como um grande guerreiro, capitão e juiz de seu povo. Esse era Sansão! 

Sansão um dia resolveu casar-se e escolheu por mulher uma moça filistéa. Seus pais o advertiram dizendo: Sansão, como tanta mulher em Israel, por que você vai casar-se com uma estrangeira inimiga de nosso povo? Ele respondeu: “mas esta agrada aos meus olhos”.

Os filhos de Israel eram homens comprometidos com Deus, com o culto verdadeiro ao único Deus vivo – O Senhor Jeová. A proibição da lei era clara, e Sansão bem sabia disso. Além disso, ele era juiz em Israel e tinha a obrigação de dar o exemplo como líder principal. No entanto, ele resolveu passar por cima de tudo e fazer o que bem agradava aos seus olhos, e nada mais.

Esse casamento, no entanto, terminou num desastre: numa das longas ausências de Sansão que andava percorrendo a terra e fazendo proezas, seu sogro, julgando talvez que Sansão não iria retornar mais, deu a mulher de Sansão para outro homem. Ao retornar, Sansão não encontrou a sua bela mulher, e tomou conhecimento do que havia ocorrido, e revoltou-se contra os filisteus, e tocou fogo nas searas deles quando já estavam prontas para serem ceifadas. Os filisteus, ao saberem do motivo pelo qual Sansão praticou aquele estrago, pegaram a mulher de Sansão juntamente com o pai e tocaram fogo em sua casa.

Um casamento construído apenas sobre essa base da atração física e conduzido da maneira como foi, desconhecendo o conselho dos pais e passando por cima dos mandamentos do Senhor, só poderia terminar como terminou.

“A paixão ou atração física pode ocorrer à primeira vista, mas o amor surge a partir do descobrimento de qualidades dignas de serem amadas e de uma harmonia compartilhada que dá satisfação e proporciona um mútuo enriquecimento.” Scott.
Sansão decepcionou-se, mas não se arrependeu. Pois arrependimento é mudança de atitude e a sua atitude foi à mesma. Passado algum tempo, Sansão usando o mesmo critério, escolheu outra mulher muito bela e agradável à vista, mas que não era do seu povo era também da linhagem dos filisteus – Dalila, e foi esta que o levou à ruína. 


Ele por não ter sabedoria no uso de seus olhos ou por procurar agradar seus olhos sem procurar primeiro agradar a Deus, acabou por perder os seus olhos, sua liberdade, sua mulher e por envergonhar seu Deus e seu povo. Por misericórdia, Deus concedeu-lhe o ultimo pedido, e por um instante, restaurou-lhe as forças, e Sansão encerrou seu ministério destruindo toda a elite dos filisteus. “Ainda que sejamos infiéis, todavia ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”. (Tim 2:15).

Não basta apenas atração física. Para um casamento bem sucedido, é necessário muito mais.

“O amor à primeira vista é um grande tema romântico, no entanto as pessoas sensíveis que percebem com mais facilidade os sentidos do amor, compreenderão que essa complexa emoção exige a passagem dos anos para crescer. O problema é que os indivíduos cuja meta principal é amar e ser amado tendem a se descuidar do desenvolvimento de outros aspectos de sua vida. Podem se descuidar das qualidades e recursos que representariam o mais autentico atrativo interpessoal para ser amado.” Id.

- Retirado do livro: Com quem devem se casar as filhas de Zelofaade? Pr. Rosivaldo de Araújo. 


Adaptado por: Jamille Dória.

You Might Also Like

0 comentários

Seu comentário será lido e depois aprovado.

Popular Posts

Curta a fanpage!

Formulário de contato