meus textos reflexão

Redes Sociais: Unindo ou afastando as pessoas?

15:23Natali Moura



     Um dos primeiros meios de comunicação da história foi a carta. Era por meio das palavras manuscritas que as informações eram repassadas de uma pessoa para outra, informações simples, ou extremamente importantes, como a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei de Portugal descrevendo todas as características das terras brasileiras.


     Com o passar dos anos e séculos, foram surgindo outros grandes instrumentos de comunicação com o telefone, a televisão, celular, computador e principalmente, a internet. Ela facilitou muito a vida dos seres humanos em relação aos outros. Com ela ficou mais fácil conversar com aquele parente que mora longe, saber tudo sobre a vida dos nossos artistas preferidos e estar sempre por perto dos nossos amigos.

 As redes sociais são o palco do início de muitas amizades, namoros (alguns até resultam em casamento), mas também formam, muitas vezes, o cenário do fim do mesmo. Elas podem ajudar a unir pessoas, mas também pode afastá-las. Não quero falar mal das redes sociais, eu, por exemplo, utilizo desde uns seis anos atrás. O problema em si, não está nas redes, mas sim no que fazemos com elas, uma vez que elas nos deixam bem mais expostos a “amigos” conhecidos ou não. Quanta gente não “tecla” por horas e horas com alguém  e ao encontrar esta pessoa na rua não diz nem um “oi”? Quanta gente não envia depoimentos, publicações, mensagens e e-mails dizendo “te amo”, mas na primeira oportunidade que aparece, se aproveita para falar mal de nós?

     Infelizmente as pessoas estão perdendo a essência, a essência do conquistar, do cativar, a essência de fazer novas amizades, de se apaixonar (...). Não se enviam mais cartas de amor, escritas a próprio punho. Devem pensar: “para quê se posso marcar a pessoa no Facebook e colar um texto qualquer?” Não se vai mais à praça conversar e tomar sorvete como se fazia antigamente, dificilmente se encontram para colocar as conversas em dia, pois tudo é dito via MSN ou Bate-papo.

     Ainda se utiliza as redes sociais para tentar amenizar a saudade daqueles que moram longe, ou interagir também com aqueles que moram perto, sem esquecer, claro, que a vida é muito mais que “curtir”, “comentar”, “compartilhar”, “tweetar”,”retweetar”, “teclar”, etc. e que amizades e amores precisam da presença para serem cultivados. Porque não ficar um pouco “off-line” para essas coisas e sair para curtir a vida e conhecer melhor o mundo lá fora? Em muitos casos, esse mundo digital pode, se permitirmos,  aproximar quem está longe e afastar quem está  perto.

    Facebook, Skype, Twitter, Orkut, E-mail, entre outros, são apenas ferramentas de comunicação, e quem decide como elas serão manuseadas somos nós.

Natali Moura
Meu texto publicado no Ecleticus.com

You Might Also Like

2 comentários

  1. Na minha opinião esta Unindo, porque esta mantendo um contato com as pessoas.. Mas também pode afastar se a pessoa só pensar em ficar nas redes sociais...

    beatriz-officiels.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que é como dizem, a internet (redes sociais) aproximam quem tá longe e afastam (mesmo que sem querer) quem está perto.
    Beijos

    www.nadadeperfeicao.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido e depois aprovado.

Popular Posts

Curta a fanpage!

Formulário de contato